Mídia consiste no conjunto dos diversos meios de comunicação, com a finalidade de transmitir informações e conteúdos variados.
A mídia está intrinsecamente relacionada com o jornalismo, mas também com outras especialidades da comunicação social, como a publicidade. A propaganda também se apropria dos meios midiáticos para atingir os seus objetivos, visto que a mídia atinge e exerce uma enorme influência na vida dos indivíduos na contemporaneidade.
Na língua portuguesa, o termo “mídia” se originou a partir do inglês media, a versão simplificada de mass media, que consiste na expressão utilizada para se referir aos meios de comunicação em massa.
Porém, principalmente após o advento da internet, a mídia passou a ser mais heterogênea, pautando assuntos que não são de interesse exclusivo das grandes empresas de comunicação.
Com a chamada “mídia alternativa”, assuntos que outrora eram ignorados pelos passam a ser discutidos nas plataformas digitais.
Com o tempo, a mídia se profissionalizou e saiu das telas para ganhar as ruas! Hoje em dia vemos diversas maneiras diferentes de produzir mídia, uma mais criativa que a outra, deixando nosso meio cada vez mais leve e divertido.
A profissionalização da mídia e a criatividade do brasileiro em produzir material publicitário faz com que, hoje em dia as agências se percam no meio de tantas alternativas, e ainda assim existem espaços vazios para novas oportunidades.
Tipos de mídia
No início dos tempos de propaganda, os comunicólogos dividiam os tipos de mídia em duas principais categoriais: analógico e digital.
A principal diferença entre os dois modelos é a possibilidade do feedback através da mídia digital, presente na internet.
Na mídia analógica, também conhecida como mídia tradicional, o processo de comunicação é unilateral. O receptor fica praticamente incapacitado de responder e interagir com a informação ou conteúdo que recebe.
Porém com a tecnologia atual, já é possível interagir com a mídia tradicional, nos espaços públicos em shoppings e até nas ruas, onde o consumidor pode, com uma tela touch, interagir e opinar sobre produtos e serviços ao vivo e na hora!
Mídias sociais
A mídia digital se desenvolveu com o surgimento da internet, facilitando a troca de informações entre os produtores midiáticos e os receptores. Além de possibilitar algo inédito e revolucionário na comunicação: a interação instantânea entre as duas partes.
As redes sociais (também conhecidas por mídias sociais), como o Facebook, Twitter, Instagram e blogs são, atualmente, os principais meios de comunicação digital existentes.